quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SEMINÁRIO EM FLORIANÓPOLIS DEBATE CURSOS EAD

Nos dias 14 e 15 de Outubro aconteceu em Florianópolis/SC o Seminário Internacional Guide de Educação Superior Virtual com 200 participantes na Unidade Padre Roma da Unisul, com palestrantes vindos de outros estados do Brasil e de países como Uruguai, Argentina, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos.
A Diretora da UnisulVirtual, Jucimara Roesler debateu sobre a estrutura dos cursos a distância sobre a ótica do uso de conectividade, mobilidade hipertextualidade e interatividade. Acabou gerando polêmica no seminário o debate onde a professora reconhece a importancia das redes sociais mas não entende como ambientes genuínos de aprendizagem, em que pese colaborarem na interação entre os alunos faorecendo o processo. Afirma ainda que são “espaços criados pelos estudantes para que possam estar juntos e, ainda que de forma virtual trocar idéias. Dentro do ambiente virtual de aprendizagem o aluno está focado para aprender com uma relação pedagógica. Já o papel das redes informais (Orkut, Twitter, Facebook) é o de um ambiente livre de discussão, para trocas entre colegas e até para elogiar ou reclamar da instituição.”
O professor Marcelo Maina da Universidade Aberta da Catalunha (Espanha) reagiu indicando exemplos práticos de utilização pedagógica das redes sociais.
                É notório que precisamos debater muito o tema! Mas gostaria de saber dos amigos que seguem meu blog opiniões sobre restringir o uso tecnológico à algumas ferramentas para o processo de aprendizagem.

3 comentários:

  1. SOu aluno do 2o. ano do Ensino Médio. Com meus amigos usamos o seu blog (ROsicler é minha mãe), para um debate. Concordamos que nossas pesquisas são incipientes, que entramos no primeiro site que encontramos, usamos CTRL- C e CTRL-V para montar um trabalho no Editor de Texto e entregar ao professor. Nos perguntamos o motivo que fazemos isso. Fica claro que naquele momento a maioria de nós está preocupada em entregar o trabalho e conseguir alguns pontos e não realmente em aprender. Mas isto ocorre no ensino presencial!!!!!!!
    Gostamos muito de navegar na internet, participamos de redes sociais diariamente. O que talvez esteja faltando seja FOCO. Somos tecnológicos! Seria mais do que natural nos identificarmos com aula-tecnológica! Nao enxergamos metodologias dos professores neste sentido!
    Até mais, Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Posso compreender a visão do professor do ensino presencial que ao propor um trabalho aos seus alunos, sente-se ofendido com as cópias virtuais. E de fato, estamos preparando os futuros profissionais com dificuldades de construir o pensamento?
    Não vejo neste sentido que o modelo EAD possa ser um meio de reverter este cenário, onde o aluno quase não sabe escrever sem as "famosas" abreviaturas!
    Aline Santos - Manaus Profa. Língua Portuguesa

    ResponderExcluir
  3. Profa. Aline e Vincius!
    Entendo que de certa forma todos estão certos. A nota sai de graça, na maioria dos casos, se o aluno ao menos entregar algo!Então as cópia são quase que "...não seja tolo..."
    Me pergunto se isso é tão prejudicial ao aluno, o professor não deveria propor trabalhos que não exista a possibilidae de copia?
    Estou fazendo Pós-Graduação em EAD na Anhanguera e o trabalho proposto por um de nossos professores, totalmente web exige talento, habilidade, dedicação mas impossível de cópias.
    Abraços
    Sandra- SP

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMETÁRIO, OPINIÃO E EXPERIÊNCIA!