quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quebrando Paradigmas


Gláucio José Couri Machado em sua tese de doutorado faz levantamentos teóricos para a compreensão da presença social em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), elaborando laboratórios de teste e criando um instrumento de coleta de dados para a verificação da presença social dos membros de um AVA.  Ele parte do princípio de que a “EAD online é um produto da mentalidade moderna, porque ela está sintonizada com as exigências de hoje”. Inclui ainda a  verificação que a “percepção da presença social é muito importante para o processo ensino-aprendizagem na educação online e que ela compreende aspectos da lógica social/física na virtualidade”. Esta percepção pode também servir como auxílio no desenvolvimento destes ambientes e na arquitetura de cursos a distância, bem como, em outras situações.
Entendo que artigos, publicações, pesquisas e outros instrumentos acadêmicos são de suma importância para promover uma ampla e irrestrita discussão sobre o EAD. Estamos quebrando paradigmas num momento de rever metodologias ensino-aprendizagem, modelos das instituições, avaliar perfil, habilidades e competências dos professores, nos aproximarmos das empresas e conhecendo os anseios e necessidades do mercado estarmos prontos para capacitar o aluno a exercer suas atividades no ambiente de trabalho com competência e ética.
Compreendo as opiniões ortodoxas e rígidas que temem por um ensino ineficaz ao se pensar no EAD. Mas gostaria aqui de propor uma reflexão de como a humanidade evoluiu em seus conceitos científicos e humanos não se recusando a mudar, adaptar-se, criar novas diretrizes não obstante em direções nunca imagináveis como possíveis e oportunas.
Então, se ensino presencial ou a distância teremos sempre a imensa preocupação com o aprendizado e o crescimento do aluno. Em meus mais de 20 anos como docente, não foram uma nem dez situações mas certamente centenas, que percebi alunos de corpo presente na sala de aula, mas totalmente alienados ao tema proposto. E nestes casos, tenho absoluta certeza, que cada professor com suas estratégias dedica-se para trazer este aluno ao contexto, de modo que consiga atingir os objetivos.
Da mesma forma no EAD precisamos criar mecanismos em que o ensino ocorra de maneira eficaz, e que o nosso aluno tenha a percepção clara do seu papel neste aprendizado. Aos professores fica claro o desafio de que a tecnologia é ainda mais um aliado neste processo. Será necessário investir muito em qualificação dos docentes para o uso das ferramentas tecnológicas.

2 comentários:

  1. Achei as considerações da Professora Rosicler bastante interesseantes. Tenho realmente muitas dúvidas sobre se estamos tratando de "Quebrar Paradigmas" ou EAD trafega por um caminho puramete comercial sem muito critério e condição de propiciar um Ensino de Qualidade.
    Vou acompanhar o blog para me aprofundar no tema e criar um posicionamento melhor.
    Sds,
    Dra Mara Leite

    ResponderExcluir
  2. Tanto o aluno no presencial como o da EaD precisa estar consciente do seu papel de conquistar/construir/adquirir uma educação de qualidade.Mas infelizmente ainda temos alunos que só estão interessados na certificação, com estes é complicado, pois utilizam de artimanhas que nem imaginamos.
    Vó Míriam
    07/08/2011

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMETÁRIO, OPINIÃO E EXPERIÊNCIA!