Na Revista Brasileira de Educação encontramos um artigo sobre EAD de Março de 2011, sobre "
O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle" de Adelina Mezzari com resultados interessantes de aplicações práticas do modelo numa área nem sempre cogitada para o Ensino a Distância.
Vale a pena ler acessando o link http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100016&lang=pt.
Me foquei bastante no relato sobre o papel do tutor como um "educador que se preocupa em ensinar o aluno a "aprender a aprender". Nesse cenário, ele é considerado um guia e um facilita-dor que auxilia no processo de aprendizagem centrada no aluno. Os alunos foram capazes de pensar e opinar sobre as formas possíveis de ensinar e aprender, utilizando instrumentos presentes em seu dia a dia, como a internet. Perceberam, também, que nem sempre o ensino precisa estar centrado na figura do professor, mas pode ser um processo realizado em conjunto, com a cooperação e a participação mútua entre alunos e educadores."
O gráfico que faz parte deste artigo pode nos conduzir a mais reflexões.
Estimada Professora Rosicler, para um docente se tornar tutor deverá passar por uma forte preparação em ferramentas tecnológicas, estratégias e modelos de ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirQuero acreditar que valha a pena aos profissionais da área todo este investimento em qualificação!
Mas fica aqui meu singelo comentário que sou uma defensora de um ensino demcrático! Quero acreditar que as instituições de ensino serão as grandes responsáveis por estas qualificações.
Vou permanecer acompanhando seu blog que achei simpático, atual e democrático!
Professora Elizangela (USP)
Boa material e mostra muito bem o papel do tutor
ResponderExcluirA tecnologia e nossa aliada