domingo, 7 de agosto de 2011

AMBIENTES VIRTUAIS

O progresso da humanidade em todos os sentidos está diretamente relacionado com a forma de concebermos e interpretarmos o mundo que vivemos!
A Educação no nosso tempo, para preparar um cidadão instrumentalizando-0 para protagonizar o seu tempo podem ser resumidas em:
autonomia, seletividade, planejamento, interação social, coletividade, flexibilidade e criatividade.

O social bookmarking tem seus efeitos no uso educacional sendo a primeira utilidade de permitir a grupos montarem uma rede para partilhar recursos considerados relevantes durante a construção de algum projeto. Representa ferramenta ideal para processos de pesquisa, pois possibilita seguir pegadas de materiais e comentários online (HAMMPND et. al., 2005 apud DEMO, 2009, p. 44).
A primeira das exigências para um ensino no ambiente virtual a serem observadas é que o ambiente permita, uma interação muito grande do aprendiz com o objeto de estudo,integrando o objeto de estudo a realidade do sujeito, dentro de suas condições, de forma a estimulá-lo e a desafiá-lo, ao mesmo tempo permitindo que novas situações criadas possam ser adaptadas às estruturas cognitivas existentes, propiciando o seu desenvolvimento intelectual. A interação deve abranger não só o universo do aluno e o computador, mas, preferencialmente, também o aluno e o professor, com ou sem o computador (FERREIRA, 2001, p.4).

2 comentários:

  1. Sou aluno do curso de Psicologia, onde tivemos algumas aulas presenciais e outras a Distância. Sou obrigado a declarar que a experiência foi positiva para identificar GIGANTESCAS dificuldades dos professores utilizarem softwares necessários para a modalidade EAD, mas também de nós alunos nos adequarmos com a "ausencia física" de nossos mestres.
    Mas quero salientar aqui, que tal e qual em outras situações onde a "falha" na tecnologia impede processos considerados importantes para o cidadão, nas nossas aulas, vários foram os problemas encontrados nas vídeo-conferências que não entraram na hora combinada, ou ainda, vídeos com aulas gravadas não foram postadas como o acordado, fóruns com baixissima participação.
    Gostei de ler o material deste blog, mas sinceramente não sei responder sua enquete!
    Sds,
    Claudionei (Porto Alegre)

    ResponderExcluir
  2. Claudionei!
    Concordo com você em gênero, número e grau.
    Temos limitações tecnlógicas em instituições "referências" no país onde alguns laboratórios possuem 20 micros, dos quais 8 não funcionam a mais de 6 meses.
    Temos professores que foram preparados para dar aula com slides, e mal sabem ligar o data show. Como esperar cursos EAD com eficiência?
    Tenho colegas que vão para as aulas e passam o tempo todo tuitando, e o PIOR é que no fim do semestre são aprovados. O que também demonstra que nem o ensino presencial está sendo levado a sério? Será que tecnologia vai resolver?
    Ana Clara (Caxias do Sul)

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMETÁRIO, OPINIÃO E EXPERIÊNCIA!