A qualidade de um curso a distância está baseada na visão em que o aluno é o centro do processo educativo e assim, a interação entre professores, tutores e alunos.
A tutoria consiste em uma rede de apoio ao aluno, onde um sistema de comunicação que permite ao estudante resolver suas dúvidas referentes a material didático e a aspectos relativos à orientação de aprendizagem como um todo, a fim de promover a articulação entre o estudante e o conteúdo.
Como uma parte relevante de alunos não está familiarizada com o sistema de ensino a distância, me parece oportuna a atuação presencial interligada ao atendimento à distância.
As universidades de um modo geral passam por uma intensa revolução nos aspectos relacionados à aprendizagem. Não é o professor que ensina, mas sim o aluno que aprende.
O aluno passa a ter um papel mais ativo. Por sua vez o papel do professor modifica-se também ,devendo adiquirir competências diferenciadas para atingir esta geração de aprendizes que o país tanto precisa.
Para haver a utilização crítica de forma qualitativa de todas as inúmeras ferramentas tecnológicas é necessário compreender muito bem os conceitos e os processos, o que vai muito além do conhecimento técnico das máquinas ou dos programas.
O uso da tecnología no proceso de aprendizagem passa a ser a voz do professor, e o caderno do aluno, com o grande diferencial de permitir uma disseminação de conhecimento intensa, uma democratização do aprendizado, um aluno muito mais preocupado com a sua formação do que com a simples presença dentro de uma sala, e não menos importante, acaba se tornando efetivamente para o professor um veículo de modernidade na forma de dar aula, no canal de avaliação e na interação que não obstante ocorre de forma mais acentuada do que na grande maioria das aulas presenciais.
Acredito que os cursos com propostas de EAD precisam antes de mais nada fazerem aulas presenciais, onde as estratégias, o perfil do ingressante, os papeis de alunos e tutores sejam refinados.
ResponderExcluirUm ensino presencial ou a distância requer uma absurda integração entre o professor e sua turma! Estes acordos pedagógicos nem sempre estão claros!
Porem, as vezes o aluno mesmo ciente assume papeis que o fazem não merecer estar onde estar. Minha questão básica é o nível de exigência que será mantida nos cursos EAD?
Nao podemos criar mais mecanismos para baixar o nível do ensino. Sim, aprender democraticamente, ensinar o aluno a aprender a aprende, mas jamais certifica-lo pelo simples fato de ter se matriculado.
Profa. Vanda - Curitiba
A modernidade tecnológica deve ser utilizada em benefício tanto do aluno como do docente. O EaD, destacá-se por utilizar esta tecnologia. Sou docente a 23 anos e estou fazendo minha segunda pós-graduação na modalidade a distância (inclusive esta última Metodologia e Gestão em EaD também na Anhanguera)e me surpreendo cada dia mais com os resultados do EaD. O fato de o conteúdo ser desenvolvido através de métodos sem a presença do docente tem se mostrado muito eficiente. Quanto a preocupação com relação ao aprendizado do aluno, penso que, se ele está aprendendo ou não é relativo, pois, no ensino presencial aquele que não está disposto a aprender, simula ter entendido durante as aulas, não fazendo perguntas e dificultando a percepção do docente. Porém, no Ead, via de regra, normalmente o aluno é obrigado a interagir com perguntas, participando de fórum ou postando trabalhos, só isto já garante um mínimo de interação que favorece o aprendizado. Portanto, o perfil daquele que quer aprender utilizando a tecnologia e modernidade, fica a dica: o aluno tem que ter dedicação, iniciativa e autonomia para obter bons resultados e o método de avaliação proposto pela instituição é que garante o sucesso dos cursos.
ResponderExcluirWaldomiro Guedes - Taubaté