segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Significado da Modernização


A qualidade de um curso a distância está baseada na visão em que o aluno é o centro do processo educativo e assim, a interação entre professores, tutores e alunos.
A tutoria consiste em uma rede de apoio ao aluno, onde um sistema de comunicação que permite ao estudante resolver suas dúvidas referentes a material didático e a aspectos relativos à orientação de aprendizagem como um todo, a fim de promover a articulação entre o estudante e o conteúdo.
Como uma parte relevante de alunos não está familiarizada com o sistema de ensino a distância, me parece oportuna a atuação presencial interligada ao atendimento à distância.
As universidades de um modo geral passam por uma intensa revolução nos aspectos relacionados à  aprendizagem. Não é o professor que ensina, mas sim o aluno que aprende.
O aluno passa a ter um papel  mais ativo. Por sua vez o papel do professor modifica-se também ,devendo adiquirir competências diferenciadas para atingir esta geração de aprendizes que o país tanto precisa.
Para haver a utilização crítica de forma qualitativa de todas as inúmeras ferramentas tecnológicas é necessário compreender muito bem os conceitos e os processos, o que vai muito além do conhecimento técnico das máquinas ou dos programas.
O uso da tecnología no proceso de aprendizagem passa a ser a voz do professor, e o caderno do aluno, com o grande diferencial de permitir uma disseminação de conhecimento intensa, uma democratização do aprendizado, um aluno muito mais preocupado com a sua formação do que com a simples presença dentro de uma sala, e não menos importante, acaba se tornando efetivamente para o professor um veículo de modernidade na forma de dar aula, no canal de avaliação e na interação que não obstante ocorre de forma mais acentuada do que na grande maioria das aulas presenciais.

2 comentários:

  1. Acredito que os cursos com propostas de EAD precisam antes de mais nada fazerem aulas presenciais, onde as estratégias, o perfil do ingressante, os papeis de alunos e tutores sejam refinados.
    Um ensino presencial ou a distância requer uma absurda integração entre o professor e sua turma! Estes acordos pedagógicos nem sempre estão claros!
    Porem, as vezes o aluno mesmo ciente assume papeis que o fazem não merecer estar onde estar. Minha questão básica é o nível de exigência que será mantida nos cursos EAD?
    Nao podemos criar mais mecanismos para baixar o nível do ensino. Sim, aprender democraticamente, ensinar o aluno a aprender a aprende, mas jamais certifica-lo pelo simples fato de ter se matriculado.
    Profa. Vanda - Curitiba

    ResponderExcluir
  2. A modernidade tecnológica deve ser utilizada em benefício tanto do aluno como do docente. O EaD, destacá-se por utilizar esta tecnologia. Sou docente a 23 anos e estou fazendo minha segunda pós-graduação na modalidade a distância (inclusive esta última Metodologia e Gestão em EaD também na Anhanguera)e me surpreendo cada dia mais com os resultados do EaD. O fato de o conteúdo ser desenvolvido através de métodos sem a presença do docente tem se mostrado muito eficiente. Quanto a preocupação com relação ao aprendizado do aluno, penso que, se ele está aprendendo ou não é relativo, pois, no ensino presencial aquele que não está disposto a aprender, simula ter entendido durante as aulas, não fazendo perguntas e dificultando a percepção do docente. Porém, no Ead, via de regra, normalmente o aluno é obrigado a interagir com perguntas, participando de fórum ou postando trabalhos, só isto já garante um mínimo de interação que favorece o aprendizado. Portanto, o perfil daquele que quer aprender utilizando a tecnologia e modernidade, fica a dica: o aluno tem que ter dedicação, iniciativa e autonomia para obter bons resultados e o método de avaliação proposto pela instituição é que garante o sucesso dos cursos.
    Waldomiro Guedes - Taubaté

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMETÁRIO, OPINIÃO E EXPERIÊNCIA!