quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ensino para Portadores de Deficiência

Conforme a Agência Câmera de Notícias tramita o Projeto de Lei 508/11, do Senado, “que assegura o acesso escolar ao aluno cuja deficiência o impede de frequentar estabelecimentos de ensino. A proposta prevê atendimento educacional em local especial, recursos pedagógicos de educação a distância e outros que se utilizem da internet”.
O autor, ex-senador Augusto Botelho (RR), ressalta que a “deficiência pode impedir que o estudante se desloque para as escolas especiais, o que cercearia seu acesso à educação”.
O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/96). A lei estabelece que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante diversas garantias, entre elas o atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
ü  A lei também obriga os sistemas de ensino a assegurar aos alunos com necessidades especiais, entre outros pontos:
currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
ü  professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

Caminhamos para uma democratização do Ensino, onde todos poderão ter acesso ao conhecimento como cidadãos!

Um comentário:

  1. Cursei desenvolvimeto de software em Farroupilha (RS). Possuo uma doença que ao completar 15 anos gradativamente meus movimentos dos membros inferiores foram sendo comprometidos e hoje estou numa cadeira de rodas.Ao optar por fazer o curso, sabia das dificuldades de logística que enfrentaria. Entretanto, não via outra opção senão enfrentar estas dificuldades que um portador de necessidade especial enfrenta diariamente, para investir em minha carreira. Hoje sou formado,mas evidentemente gostaria de seguir com minha qualificação (pós, mestrado,...).Na minha área não é muito comum ensino a distância. Fico me perguntando se EAD acaba se restringindo apenas para alguns segmentos, independentemente do perfil dos alunos ou da qualificação do professor. E tenho absoluta convicção que na área tecnológica, até mesmo por uma questão conceitual, EAD seria perfeito: alunos e professores em boa sintonia com ferramentas web.
    Por que então isto não ocorre?
    Luís Carlos

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